Saiba evitar os alimentos que causam refluxo

A azia (ou pirose) é uma experiência extremamente desagradável que afeta milhares de pessoas todos os dias. A azia é o que se chama à sensação de ardor no peito que ocorre em resultado do ácido do estômago que sobe até ao esófago (refluxo).

O que sente quando tem azia? Os sintomas da azia podem ir desde sentir um ardor no peito à sensação de um líquido com sabor azedo ou salgado, quente no fundo da garganta, e é muitas vezes provocado por alimentos que a maioria come diariamente.

Como parar a azia? Aqui deixamos os alimentos mais comuns que causam azia, e dicas de coisas que devia deixar de fazer, se sentir que lhe podem provocar estes sintomas.

Comida picante

Substituição: apesar da comida picante ser uma escolha popular para muitos de nós, também pode ser uma fonte de problemas para quem tem azia e um dos alimentos que causam refluxo gastroesofágico.

Sabemos que os mais adeptos de picante gostam da sensação quente proporcionada por comida picante, como o caril, ou especiarias como a pimenta caiena, noz moscada e canela. Mas ao removê-los, não há necessidade de tornar a comida sem sabor.

Experimente substituir as especiarias na comida por ervas aromáticas como manjericão, orégãos, tomilho ou mesmo gengibre porque vão à mesma infundir os seus cozinhados com muito sabor, mas não terão a mesma propensão para induzir azia ou refluxo como as comidas picantes.

Os citrinos são alimentos que se deve evitar quando se tem azia depois de comer.

Citrinos e sumos

Substituição: os citrinos e os sumos também estão entre as causas mais comuns da azia e do refluxo.

Os limões, as laranjas e os tomates são altamente ácidos. Também muitos refrigerantes contêm ácido cítrico para ajudar a dar um sabor mais equilibrado.

Substituir bebidas ácidas por água sem gás ou uma fruta espremida muito diluída em água, pode não só ajudar a evitar a azia, como o seu dentista também vai agradecer.

Quanto a frutas como frutos vermelhos, maçãs, peras e bananas são menos ácidas do que os citrinos e podem ser uma excelente substituição.

Alho e cebola

Substituição: para a cozinha Portuguesa, cozinhar sem alho e cebola está completamente fora de questão – e felizmente não tem de desistir destes dois ingredientes.

Existem versões desidratadas tanto de alho como de cebola, que são fáceis de encontrar e dão um sabor comparável com o uso dos ingredientes frescos, mas sem a acidez que pode provocar uma crise de azia ou de refluxo.

Alimentos fritos

Substituição: os alimentos fritos são uma causa muito comum de azia e de refluxo, devido aos altos níveis de gordura inerentes a este tipo de comida.

Felizmente, os alimentos fritos são também os mais fácies de substituir numa dieta.

Há muitas outras formas simples de preparar a sua comida – cozer, grelhar, escaldar ou assar são menos prováveis de causar azia. Por isso, da próxima vez que for buscar a fritadeira, pense em formas alternativas de cozinhar a comida.

Os alimentos que contêm um nível elevado de gordura, podem desacelerar o esvaziamento do estômago, aumentando as hipóteses ocorrer de azia (e refluxo gastroesofágico). A alternativa é deliciar-se com alimentos cozidos, grelhados, escaldados ou assados em vez de fritos.

Claro que, se por acaso tiver azia, então pode ter Rennie à mão para ajudar. Rennie é um medicamento que atua rapidamente e é eficaz para a azia e indigestão, também conhecida como dispepsia. Quando tem azia, Rennie atua rapidamente para aliviar os sintomas dolorosos e desconfortáveis da azia.

Rennie é uma fórmula antiácida com carbonato de cálcio e carbonato de magnésio, que atua rapidamente neutralizando o ácido em excesso no estômago, transformando-o em água e outras substâncias naturais para ajudar a ter um estômago feliz.

Rennie atua diretamente na raiz do problema – o ácido no estômago – e atua com um modo de ação físico e não sistémico (ou seja, não é absorvido pelo organismo).

PROBLEMAS DIGESTIVOS

Saiba que alimentos provocam o refluxo gástrico e evite-os.

Azia

Azia é o nome dado à sensação de ardor no peito ou na garganta depois de comer.

A Azia pode provocar dor no peito.

Refluxo

O Refluxo Gástrico é a passagem do conteúdo ácido do estômago para o interior do esófago, que pode provocar azia.

Quando janta fora, tente evitar alimentos que provocam azia

Indigestão

Indigestão, também conhecida como dispepsia, é um termo geral para a dor e desconforto sentidos na zona do estômago depois das refeições, associado à dificuldade da digestão dos alimentos.

A Azia é muito comum durante a gravidez.

Azia na Gravidez

A Azia (ou pirose) é muito comum durante a gravidez, especialmente durante o terceiro trimestre. Cerca de 40% a 80% das mulheres sofrem pela primeira vez de azia quando estão grávidas

Ver

OS NOSSOS PRODUTOS

Rennie Digestif 24

Rennie Digestif 24un

Os comprimidos para mastigar Rennie® Digestif são medicamentos com ação antiácida e com um refrescante sabor a menta que neutralizam a acidez em excesso do estômago, aliviando rapidamente os sintomas de azia e indigestão.

Rennie Digestif 48

Rennie Digestif 48un

Os comprimidos para mastigar Rennie aliviam rápida e eficazmente os sintomas de azia e indigestão ao atuarem diretamente no estômago, neutralizando o excesso de ácido, transformando-o em água e outras substâncias naturais.

Rennie Digestif 96

Rennie Digestif 96un

As embalagens maiores de Rennie são ideais para quem sofre de azia ou indigestão com frequência. Os comprimidos para mastigar têm um sabor agradável a menta e podem ser tomadas de forma simples e discreta.