Stress e Azia: as melhores dicas para combater o stress nos dias de hoje

O Stress causa azia? Pode de facto ser um dos fatores que mais contribuem para a azia e a indigestão – uma excelente razão para adotar estratégias saudáveis para lidar com o stress e a ansiedade.

Felizmente, para encontrar novas formas para lidar com o stress e relaxar, não tem de gastar muito tempo nem dinheiro. Há muitas coisas que pode começar a fazer já hoje para aliviar o stress na sua vida.

Rennie reúne aqui as melhores dicas para aliviar o stress e prevenir a azia…

1. É preciso é mexer-se!

As situações mais stressantes podem aumentar o nível de certas hormonas no organismo, como o cortisol e a adrenalina.

Em gerações anteriores, esta reação era um mecanismo de defesa, crucial para a sobrevivência, que nos permitia ficar alertas ao perigo e desencadear uma resposta imediata de “lutar ou fugir”.

No entanto, no século XXI já há muito poucas situações no nosso dia a dia que requeiram essa reação física ao stress, por isso precisamos de metabolizar as hormonas produzidas em excesso.

Não tem de correr quilómetros ou passar horas no ginásio para sentir algum benefício. Aqui ficam algumas ideias que pode fazer para aliviar a tensão…

Praticar Yoga pode ter um impacto positivo tanto na azia como no stress

Yoga: como já mencionado neste artigo, o Yoga tem muitos benefícios para quem sofre de azia ou de refluxo. E as suas propriedades para aliviar o stress já são bem documentadas há algum tempo. Porque não experimentar?

Andar a pé: até um pequeno passeio tem a capacidade de aliviar o stress, ajudando a queimar o excesso de energia que sente e a fisicamente distanciar-se das coisas que o estão a incomodar.

Levantar pesos: qualquer atividade física liberta endorfinas que ajudam a aliviar o stress, mas quanto mais intensa essa atividade, mais endorfinas são libertadas. Trabalhar com pesos exerce mais pressão sobre os músculos e quebra as fibras musculares, o que por sua vez aumenta a quantidade de endorfinas libertadas, logo, ajudando a aliviar o stress.

2. Garanta que dorme o suficiente

A falta de sono é a causa mais básica de stress para muito gente.

Faça uma boa rotina de sono e maximize o tempo de relaxamento antes de adormecer.

Pense todos os dias em libertar a sua mente das origens de stress do dia antes de se deitar. Por exemplo ao relaxar a ver televisão, a ler um livro, ou apenas ao estar sentado um pouco em sossego. Mas garanta que se mantém afastado do telefone ou do computador, pois estes aparelhos vão na realidade estimular mais e dificultar o sono.

Devia também tentar ir para cama todos os dias à mesma hora, para que a sua mente e o seu corpo se adaptem a uma rotina previsível, para que esteja pronto para dormir assim que se deita.

3. Passe mais tempo com amigos e família

Mesmo que signifique passar menos tempo a ver uma série ou que tenha limpezas necessárias para fazer, passar tempo com os amigos mais próximos e família pode mesmo ajudar a aliviar o stress, enquanto se abre e fala honestamente sobre as suas ansiedades.

Não só há abertura para falar com eles, como ouvi-los a falar sobre os problemas deles, também o pode ajudar a si! Pois apercebe-se de que todos têm os seus próprios problemas com que têm de lidar.

Mas como tudo, se tem uma preocupação séria com o seu bem-estar mental e físico, consulte o seu médico e procure ajuda especializada.

PROBLEMAS DIGESTIVOS

Saiba que alimentos provocam o refluxo gástrico e evite-os.

Azia

Azia ou pirose é o nome dado à sensação de ardor no peito ou na garganta depois de comer.

A Azia pode provocar dor no peito.

Refluxo

O Refluxo Gástrico é a passagem do conteúdo ácido do estômago para o interior do esófago, que pode provocar azia.

Quando janta fora, tente evitar alimentos que provocam azia

Indigestão

Indigestão, também conhecida como dispepsia, é um termo geral para a dor e desconforto sentidos na zona do estômago depois das refeições, associado à dificuldade da digestão dos alimentos.

A Azia é muito comum durante a gravidez.

Azia na Gravidez

A Azia é muito comum durante a gravidez, especialmente durante o terceiro trimestre. Cerca de 40% a 80% das mulheres sofrem pela primeira vez de azia quando estão grávidas.

Ver

OS NOSSOS PRODUTOS

Rennie Digestif 24

Rennie Digestif 24un

Os comprimidos para mastigar Rennie® Digestif são medicamentos com ação antiácida e com um refrescante sabor a menta que neutralizam a acidez em excesso do estômago, aliviando rapidamente os sintomas de azia e indigestão.

Rennie Digestif 48

Rennie Digestif 48un

Os comprimidos para mastigar Rennie aliviam rápida e eficazmente os sintomas de azia e indigestão ao atuarem diretamente no estômago, neutralizando o excesso de ácido, transformando-o em água e outras substâncias naturais.

Rennie Digestif 96

Rennie Digestif 96un

As embalagens maiores de Rennie são ideais para quem sofre de azia ou indigestão com frequência. Os comprimidos para mastigar têm um sabor agradável a menta e podem ser tomadas de forma simples e discreta.