Causas e sintomas do refluxo | Rennie®

Causas e Sintomas do Refluxo

O que é o
REFLUXO?

Se sofre de refluxo com frequência, os alimentos picantes devem ser evitados.

O Refluxo Gástrico ou refluxo gastroesofágico é a passagem do conteúdo ácido do estômago para o interior do esófago, que pode provocar azia ou pirose. Os dois termos, azia e refluxo, são muitas vezes usados indiferentemente sem se entenderem bem as diferenças. O refluxo acontece quando o conteúdo gástrico sobe até ao esófago (por vezes até à garganta ou mesmo até à boca), e a azia é a sensação desagradável que resulta desse acontecimento.

Se tem Refluxo com frequência, pode ter a Doença do Refluxo Gastroesofágico. A Doença do Refluxo Gastroesofágico ou DRGE, pode soar um pouco assustador, mas normalmente não é uma doença grave e uma em cada dez pessoas experienciam-na todos os dias. No entanto, se tiver episódios persistentes, pode estar a danificar o revestimento do esófago, por isso é importante falar com o seu médico ou farmacêutico sobre isso.

Quais os
SINTOMAS DO REFLUXO?

Sintomas da Azia: sensação de ardor no peito e na garganta

O refluxo tanto pode ser indolor, como também provocar:

  • Uma sensação de ardor ou calor no peito ou garganta geralmente depois das refeições
  • Dificuldade em engolir e a sensação de um líquido com sabor azedo ou salgado, quente no fundo da garganta
  • Pressão por trás do esterno
  • Sensação de inchaço
  • Eructação (necessidade de arrotar)
  • Náuseas
  • Cólicas
  • Mau hálito
  • Soluços

Por vezes tenho uma sensação de ardor no peito
e no fundo da garganta depois de comer à noite.

Quais são as causas do
REFLUXO?

Saiba que alimentos provocam o refluxo gástrico e evite-os.

Na entrada do estômago, há um músculo em forma de anel ou válvula, chamado esfíncter. Tem a função de se abrir, para permitir que os alimentos passem, e fechar de seguida. Se este músculo não fechar bem, ou se abrir com muita frequência, o ácido do estômago pode escapar para o esófago.

O refluxo gastroesofágico surge quando ingerimos certos alimentos. Alimentos fritos ou com muita gordura, carnes com alto teor de gordura, e produtos lácteos como o leite gordo, podem relaxar este músculo. Bebidas com cafeína, café, álcool e alimentos picantes podem estimular a produção do ácido gástrico em excesso. Refeições exageradas, deitar-se logo a seguir à refeição ou cear antes de ir dormir, são causas comuns do refluxo durante a noite.

O excesso de peso aumenta a probabilidade de sofrer de refluxo, uma vez que há uma pressão maior sobre o estômago que pode forçar a válvula a abrir depois de uma refeição.

Por vezes a sensação de refluxo gastroesofágico piora quando estamos stressados.

O refluxo surge quando o esfíncter (um músculo) está fraco, ou quando o estômago produz ácido em excesso, mas sem mucosa protetora suficiente. Algo que também pode aumentar o risco de refluxo é o que se chama hérnia do hiato: devido a uma abertura no diafragma, partes do estômago podem passar para o peito.

Tomar analgésicos como o ibuprofeno, alguns relaxantes musculares, ou medicamentos para a pressão arterial também pode estimular o refluxo ácido.

Como parar o refluxo? Leia algumas dicas para ajudar a prevenir os sintomas de refluxo gástrico.

Tratar o refluxo >

Ver

OS NOSSOS PRODUTOS

Rennie Digestif 24

Rennie Digestif 24un

Os comprimidos para mastigar Rennie® Digestif são medicamentos com ação antiácida e com um refrescante sabor a menta que neutralizam a acidez em excesso do estômago, aliviando rapidamente os sintomas de azia e indigestão.

Rennie Digestif 48

Rennie Digestif 48un

Os comprimidos para mastigar Rennie aliviam rápida e eficazmente os sintomas de azia e indigestão ao atuarem diretamente no estômago, neutralizando o excesso de ácido, transformando-o em água e outras substâncias naturais.

Rennie Digestif 96

Rennie Digestif 96un

As embalagens maiores de Rennie são ideais para quem sofre de azia ou indigestão com frequência. Os comprimidos para mastigar têm um sabor agradável a menta e podem ser tomadas de forma simples e discreta.