Causas e sintomas da azia

Azia (ou pirose) é o nome dado à sensação de ardor no peito ou na garganta depois de comer. Costuma vir por fases e é uma resposta .ao ácido do estômago quem vem a subir, passando pela válvula (esfíncter) até ao esófago. Na maior parte dos casos, os sintomas da azia, incluindo a dor de estômago e o ardor, ocorrem porque o ácido entra em contacto com as paredes do esófago (que não está protegido contra o ácido).

A azia aparece maioritariamente depois das refeições, quando se vai deitar ou durante a noite. Quanto tempo dura a azia? A azia pode durar várias horas ou mais. Muitas pessoas sofrem noites inteiras sem dormir, porque estar deitado é uma posição que aumenta a dor de estômago ou o ardor provocado pela azia.

A azia é um dos sintomas mais comuns da Doença do Refluxo Gastroesofágico ou DRGE. Pode soar um pouco assustador, mas normalmente não é uma doença grave e uma em cada dez pessoas experienciam-na todos os dias. No entanto, se tiver episódios persistentes, pode estar a danificar o revestimento do esófago, por isso é importante falar com o seu médico ou farmacêutico sobre isso.

A azia pode ser mais comum durante o período da gravidez, uma vez que o corpo muda hormonal e fisicamente. Para saber mais sobre Rennie e a gravidez, visite a nossa página sobre azia e indigestão durante a gravidez.

Sintomas da Azia: sensação de ardor no peito e na garganta

Os sintomas da azia podem ser descritos de várias maneiras.

  • Ardor no peito e na garganta depois de comer
  • Dificuldade em engolir e a sensação de um líquido com sabor azedo ou salgado, quente no fundo da garganta
  • Pressão por trás do esterno
  • Sensação de inchaço
  • Eructação (necessidade de arrotar)
  • Náuseas

Eu tenho sintomas graves de azia.
Parece que estou a arder por dentro.

A azia é muito comum. Na maior parte dos casos é causada pelo Refluxo Gastroesofágico, quando o músculo em forma de anel ou válvula (chamado esfíncter) no topo do estômago não fecha bem, ou está demasiado relaxado, deixando escapar o ácido para o esófago.

Alguns alimentos podem aumentar a probabilidade de sofrer de azia por diferentes razões. Os alimentos a evitar quando se tem azia incluem alimentos fritos ou com muita gordura, carnes com alto teor de gordura, e produtos lácteos como o leite gordo, porque podem relaxar este músculo. Bebidas com cafeína, café, álcool e alimentos picantes podem estimular a produção do ácido gástrico em excesso e provocar azia e dor de estômago.

O stress pode causar azia? Algumas pessoas percebem que têm sintomas de azia quando estão mais stressadas.

O excesso de peso aumenta a probabilidade de sofrer de azia, uma vez que há uma pressão maior sobre o estômago que pode forçar a válvula a abrir depois de uma refeição. Até usar roupa justa pode fazer o mesmo efeito.

Sofre de azia? Leia algumas dicas para ajudar a aliviar os sintomas de azia.

Tratamento para a Azia

Ver

OS NOSSOS PRODUTOS

Rennie Digestif 24

Rennie Digestif 24un

Os comprimidos para mastigar Rennie® Digestif são medicamentos com ação antiácida e com um refrescante sabor a menta que neutralizam a acidez em excesso do estômago, aliviando rapidamente os sintomas de azia e indigestão.

Rennie Digestif 48

Rennie Digestif 48un

Os comprimidos para mastigar Rennie aliviam rápida e eficazmente os sintomas de azia e indigestão ao atuarem diretamente no estômago, neutralizando o excesso de ácido, transformando-o em água e outras substâncias naturais.

Rennie Digestif 96

Rennie Digestif 96un

As embalagens maiores de Rennie são ideais para quem sofre de azia ou indigestão com frequência. As pastilhas têm um sabor agradável a menta e podem ser tomadas de forma simples e discreta.