A azia (pirose) e a indigestão (dispepsia) são problemas muito comuns para as mulheres grávidas, especialmente no início da gravidez.
O que causa a azia durante a gravidez? Maioritariamente as alterações hormonais e a facto de o útero estar a pressionar o estômago, o que pode levar à subida de ácido para o esófago, causando azia.
Felizmente, os comprimidos para mastigar Rennie podem ser tomadas durante a gravidez* e podem ajudar a aliviar estes sintomas.
No entanto, há também outras medidas que pode tomar para ajudar a reduzir estes sintomas: soluções caseiras para evitar a azia durante a gravidez.
Como regra geral, é melhor evitar alimentos mais ácidos, como os citrinos, sumos e café. Outros alimentos a evitar são os que estão presentes em pratos gordurosos e com picante, como o caril.
Outra regra essencial é reduzir as porções e comer mais devagar, uma vez que comer em excesso provoca azia e refluxo. Se necessário, pode voltar a servir-se e comer mais um pouco se ainda tiver fome, mas o mais provável é que vai reparar que se comer uma porção mais pequena devagar, vai se sentir igualmente cheia.
Abaixo pode encontrar alguns snacks simples que a podem manter satisfeita durante a gravidez.
Batatas assadas
Hot baked potatoes are simple to cook and are a great comfort food.
Em vez de colocar manteiga, experimente acrescentar iogurte magro ou até queijo mozarela, e polvilhe com um pouco de salsa por cima.
A batata contém Vitamina C, que contribui para uma maior absorção do ferro, e a pele da batata contém fibra que ajuda o sistema digestivo.
Tosta com Abacate
Uma bolacha de água e sal parece muito aborrecido, mas se barrar um pouco de abacate por cima, já podemos chamá-lo um delicioso e nutritivo snack cheio da gordura “boa” monoinsaturada. O abacate também é rico em potássio, o que pode ajudar nas cãibras (muito comuns durante a gravidez).
Bolachas de água e sal, tostas com baixo teor de sal ou tostas de trigo integral contêm muita fibra e são deliciosas com abacate.
Muffin típico Inglês e Ovo
Um ovo com um Muffin pode não parecer muito saudável, mas acredite que resulta!
A gema do ovo contém Vitamina D, que facilita a absorção do cálcio e ajuda os ossos e dentes do seu bebé a crescerem fortes. A gema também contém colina, que contribui para o desenvolvimento do cérebro e sistema nervoso do seu bebé. Faça um ovo cozinho ou mexido (pode ser qualquer um deles), mas lembre-se que o ovo deve estar bem cozinhado, ou seja, tanto a clara como a gema devem estar bem sólidas, para evitar qualquer possibilidade de salmonela.
Existem muitas receitas de muffins na internet, sendo que a maior parte delas inclui muita proteína e fibra, mas são pobres em gorduras saturadas, o que compõe um excelente snack.
Leite com cereais e frutos vermelhos
Os cereais podem ser um snack baixo em gordura e açúcar e pode torná-lo ainda melhor ao adicionar leite e frutos vermelhos orgânicos, ou maçã laminada. Amoras, mirtilos e framboesas contêm muita Vitamina C, potássio, ácido fólico e fibra. Enquanto a maçã contém muita fibra.
Evite os cereais que têm açúcares adicionados, pois podem anular os benefícios que esta refeição traz para a saúde.
O leite é bom para si e para o seu bebé porque contém cálcio, que ajuda ao crescimento dos ossos. Experimente leite meio gordo ou leite magro, uma vez que estes contêm todos os benefícios nutricionais do leite, mas com menos gordura. Garanta que todo o leite que consome é pasteurizado, porque este processo mata as bactérias más.
Não é aconselhada a toma de Rennie com o consumo de grandes quantidades de leite ou outros lacticínios.
Assim, como pode ver, enquanto está decerto muito limitada no que pode ou não comer durante a gravidez, ainda há muitos snacks simples e saudáveis que a mantêm satisfeita entre refeições e ajudam a prevenir a azia e o refluxo!